Um projeto colaborativo que conta com grandes nomes da música fazendo covers de outros nomes da música. Chama-se War Child: Heroes e tem participação de bandas como Franz Ferdinand, TV on the Radio e The Kooks.
Não é um projeto colaborativo comum onde cada músico é convidado para criar uma versão de uma música escolhida pela coordenação, não. O War Child tem por característica que os músicos escolham as músicas que ganharão covers e escolham também quem vai criar esse cover.
O projeto todo visa, no final das contas, ajudar crianças que vivem em zonas de conflito, tendo toda verba da venda de CD's revertida para a ONG War Child.
E assim foi feito e veja abaixo quem escolheu quem nessa brincadeira bonita:
Beck (Bob Dylan - “Leopard-Skin Pill-Box Hat”) The Kooks (The Kinks – “Victoria”) The Hold Steady (Bruce Springsteen – “Atlantic City”) Hot Chip (Joy Division – “Transmission”) Lily Allen feat. Mick Jones (The Clash – “Straight To Hell”) Yeah Yeah Yeahs (The Ramones – “Sheena Is A Punk Rocker”) Franz Ferdinand (Blondie – “Call Me”) Duffy (Paul McCartney – “Live And Let Die”) Estelle (Stevie Wonder – “Superstition”) Rufus Wainwright (Brian Wilson –“ Wonderful & Song For Children”) Scissor Sisters (Roxy Music – “Do The Strand”) Peaches (Iggy Pop – “Search And Destroy”) Adam Cohen (Leonard Cohen – “Take This Waltz”) Elbow (U2 – “Running To Stand Still”) The Like (Elvis Costello – “You Belong To Me”) TV On The Radio (David Bowie – “Heroes”)
Veja abaixo um vídeo que divulga o projeto e o CD:
A primeira vez que você ouve o novo CD do ArcticMonkeys, o Humbug, você não gosta. Ao menos isso aconteceu comigo, e com dezenas de pessoas, eu pesquisei no salvador Twitter e, mesmo sem números, creio estar certo. Com suas seguintes audições o CD melhora, ou seria você que amadurece com a banda? Amadurece?
"@pieg: #Humbug só cresce. Quanto mais vc escuta, melhor fica. Quem disse que não existe empolgação no disco não conseguiu ouvir o "AAAH" em potion." http://twitter.com/pieg
Humbug foi produzido por duas pessoas, na verdade foi 80% produzido por uma e 20% produzido por outra. Essas pessoas são JoshHomme e James Ford.
Após o anúncio de que JoshHomme, conhecido por ter fundado o QueensoftheStone Age, produziria o 3º álbum do ArcticMonkeys todos pensaram que o álbum iria ser o mais pesado dos garotos de Sheffield, algumas semanas antes do lançamento do primeiro single, integrantes da banda já revelaram que não seria bem assim, isso se confirmou.
"@timid_advances:Ao menos pelo que ando lendo pelo Twitter, muita gente tem uma aversão inicial ao #humbug, mas acaba gostando depois. Por quê será?" http://twitter.com/timid_advances
O álbum vazado do Monkeys é bastante diferente da linha que eles estavam tomando com o FavoriteWorstNightmare, mas não deixa de ser ruim. Os críticos gostam de dizer que a banda 'amadureceu' o que é uma coisa muito relativa, é muito fácil dizer que uma banda amadureceu.
"@xandeassmann:novo cd do arctic monkeys #humbug : mais pesado e em um tom "menos festinha" que os anteriores." http://twitter.com/xandeassmann
Tudo começa com MyPropeller, com um clima completamente doado por JoshHomme ao ArcticMonkeys e um Alex Turner irreconhecível. CryingLightning, o single, a música que mais lembra os antigos CD's da banda. DangeurousAnimals, para mim a melhor música do CD, uma pegada ótima no baixo, relativamente dançante e com o refrão soletrado, ótimo. SecretDoor, uma baladinha? Uma marchinha de carnaval 2.0? Creio que seja a música em que Turner mais fala rápido, bom para as bandas cover. PotionApproaching, o início me lembrou Yourealygot me do Kinks, mas devo estar viajando. TheFireandTheThud, é viajante, vocal ao estilo do QOTSA, bem diferente vindo do AM, o refrão me lembra muito o Josh Homme cantando. Cornerstone, uma baladinha, tranquila, e mostra que Josh Homme está influenciando Turner na sua maneira de cantar. Dance Little Liar, é solos, e tremidas. Pretty Visitors, um orgão, que seria aquilo? Bem parecida com o antigo Arctic Monkeys, nessa faixa Matt Helders trabalha bastante. The Jeweller's Hands é a mais diferente das músicas creio eu, talvez seja um aviso do que virá nos próximos albuns?
"@eduzanelato:CD novo do Arctic Monkeys é bom, ñ mais q isso. Prefiro os anteriores, são mais "dançantes". Não que eu goste de dançar, mas enfim." http://twitter.com/eduzanelato
Um bom álbum, diferente, a banda mudou. Se você ouviu uma vez e não gostou, ouça mais, melhora com o tempo, você se acostuma com o tempo. A banda amadureceu? Creio que não, só mudou, uma banda precisa ser madura pra fazer sucesso. Se não for madura, não fará.
Abaixo você assiste ao clipe do 1º single do Humbug - Crying Lightning:
Gostaria de registrar que não sei escrever reviews, resenhas ou o nome que tenha isso, de CD's, perdoem a minha mediocre estréia no Music Plus Vellocet.