sexta-feira, 31 de julho de 2009

Humbug, a nova era do Arctic Monkeys


A primeira vez que você ouve o novo CD do Arctic Monkeys, o Humbug, você não gosta. Ao menos isso aconteceu comigo, e com dezenas de pessoas, eu pesquisei no salvador Twitter e, mesmo sem números, creio estar certo. Com suas seguintes audições o CD melhora, ou seria você que amadurece com a banda? Amadurece?
"@pieg: #Humbug só cresce. Quanto mais vc escuta, melhor fica. Quem disse que não existe empolgação no disco não conseguiu ouvir o "AAAH" em potion."
http://twitter.com/pieg
Humbug foi produzido por duas pessoas, na verdade foi 80% produzido por uma e 20% produzido por outra. Essas pessoas são Josh Homme e James Ford.

Após o anúncio de que Josh Homme, conhecido por ter fundado o Queens of the Stone Age, produziria o 3º álbum do Arctic Monkeys todos pensaram que o álbum iria ser o mais pesado dos garotos de Sheffield, algumas semanas antes do lançamento do primeiro single, integrantes da banda já revelaram que não seria bem assim, isso se confirmou.
"@timid_advances: Ao menos pelo que ando lendo pelo Twitter, muita gente tem uma aversão inicial ao #humbug, mas acaba gostando depois. Por quê será?"
http://twitter.com/timid_advances

O álbum vazado do Monkeys é bastante diferente da linha que eles estavam tomando com o Favorite Worst Nightmare, mas não deixa de ser ruim. Os críticos gostam de dizer que a banda 'amadureceu' o que é uma coisa muito relativa, é muito fácil dizer que uma banda amadureceu.

"@xandeassmann: novo cd do arctic monkeys #humbug : mais pesado e em um tom "menos festinha" que os anteriores."
http://twitter.com/xandeassmann

Tudo começa com My Propeller, com um clima completamente doado por Josh Homme ao Arctic Monkeys e um Alex Turner irreconhecível. Crying Lightning, o single, a música que mais lembra os antigos CD's da banda. Dangeurous Animals, para mim a melhor música do CD, uma pegada ótima no baixo, relativamente dançante e com o refrão soletrado, ótimo. Secret Door, uma baladinha? Uma marchinha de carnaval 2.0? Creio que seja a música em que Turner mais fala rápido, bom para as bandas cover. Potion Approaching, o início me lembrou You realy got me do Kinks, mas devo estar viajando. The Fire and The Thud, é viajante, vocal ao estilo do QOTSA, bem diferente vindo do AM, o refrão me lembra muito o Josh Homme cantando. Cornerstone, uma baladinha, tranquila, e mostra que Josh Homme está influenciando Turner na sua maneira de cantar. Dance Little Liar, é solos, e tremidas. Pretty Visitors, um orgão, que seria aquilo? Bem parecida com o antigo Arctic Monkeys, nessa faixa Matt Helders trabalha bastante. The Jeweller's Hands é a mais diferente das músicas creio eu, talvez seja um aviso do que virá nos próximos albuns?

"@eduzanelato: CD novo do Arctic Monkeys é bom, ñ mais q isso. Prefiro os anteriores, são mais "dançantes". Não que eu goste de dançar, mas enfim."
http://twitter.com/eduzanelato

Um bom álbum, diferente, a banda mudou. Se você ouviu uma vez e não gostou, ouça mais, melhora com o tempo, você se acostuma com o tempo. A banda amadureceu? Creio que não, só mudou, uma banda precisa ser madura pra fazer sucesso. Se não for madura, não fará.


Abaixo você assiste ao clipe do 1º single do Humbug - Crying Lightning:



Gostaria de registrar que não sei escrever reviews, resenhas ou o nome que tenha isso, de CD's, perdoem a minha mediocre estréia no Music Plus Vellocet.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Tim Leary - Parte 2 [Citações musicais]

Veja aqui a primeira parte da seção Tim Leary.

Tim Leary foi um grande influente na contracultura nos anos 60 e na segunda metade do século passado. Essa influência pode ser vista pela longa lista de músicas que o citam em suas composições. "Brian Wilson, dos Beach Boys, diz que fez sua obra-prima, o disco Pet Sounds, após seguir os conselhos de Timothy Leary; os Beatles admitiam que jamais teriam composto Sergeant Peppers Lonely Hearts Club Band sem terem tido a influência do guru"(matéria de Claudio Tognolli para a revista Galileu).

Além de Come together, dos Beatles, feita para sua campanha a governador em 1969, o The Who também usou seu nome no refrão da música The Seeker: "I asked Bob Dylan, I ask the Beatles, I ask Timothy Leary, but they couldn't help me either". O The Moody Blues, em talvez sua canção de maior sucesso, faz um tributo a Timothy Leary. Legend of a Mind diz "Timothy Leary's dead. No, no, no, no, He's outside looking in", e em alguns trechos fala da experiência psicodélica: "He'll fly his astral plane, takes you trips around the bay, brings you back the same day".





Outra banda que tem o cara como tema principal um uma música é o Nevermore, com Timothy Leary. "A wise man came across the sea, In search of LSD philosophy, With open heart and open mind, To find the goodness in mankind". As bandas Skinny Puppy e Nine Inch Nails usam um discurso de Leary em suas músicas Left Hand Shake e Fist Fuck, respectivamente.
Trechos aparecem também na música Third Eye da banda Tool e Psychedelic Ice Wind do Dj Peter Kubala .
Let the Sunshine in, do musical Hair menciona seu nome: "Our space songs on a spider web sitar, Life is around you and in you, Answer for Timothy Leary, dearie".

Leary canta a música "Give peace a chance" com John Lennon e Yoko Ono em 1969. Veja no vídeo abaixo, Tim aparece a partir de 2:08''.



Trecho retirado do livro ", A EXPERIÊNCIA PSICODÉLICA - UM MANUAL BASEADO NO LIVRO TIBETANO DOS MORTOS", de Timothy Leary, Ralph Metzner e Rick Alpert (em tradução livre):

"As mais dramáticas visões auditivas ocorrem com música. Assim como todo objeto irradia um padrão de elétrons e pode tornar-se a essência de toda energia, também toda nota musical pode ser sentida como energia nua temendo no espaço, eterna. O movimento das notas, como o bate-rebate dos feixes oscilográficos. Cada uma capturando toda a energia, a cota elétrica do universo. Nada existindo a não ser a nítida e aguda ressonância na membrana do tímpano. Revelações inesquecíveis a respeito da natureza da realidade ocorrem nesse momento."

Se você souber de outras referências e influências de Tim Leary, não hesite em comentar!"

Quadrinhos Rock

Abaixo alguns quadrinhos feitos por Everton Augusto Borges, divulgados no Whiplash.




quarta-feira, 22 de julho de 2009

Possum Deathspree - Os gambás sangrentos!

Essa pequena série online é a história de gambás assassinos e sua luta contra os humanos. Uma sátira muito bem feita e engraçada dos filmes de terror.

" - You're afraid of a racoon?
- That's a possum."


No site da série da atom podem ser baixados wallpapers, avatars, jogar o joguinho tentando matar alguns dos gambás além, é claro, de ver os 3 episódios disponíveis. Ou então, assista-os abaixo, depois dos comerciais. E viva as jorradas de sangue!

Possum Death Spree, Episode 1

Possum Death Spree, Episode 2

Possum Death Spree, Episode 3
A atom ainda tem outras séries engraçadas como a Legend of Neil.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Shynola [Coldplay - Strawberry Swing]

Depois de divulgar com um trailer, já está disponível na internet o clip da música Strawberry Swing do Coldplay, faixa do álbum Viva la Vida or Death and All His Friends, de 2008.
O vídeo completo foi removido do youtube, mas ainda pode ser visto aqui. Feito em stop-motion, achei o clipe dirigido pelo grupo Shynola genial. Parece que stop-motion está na moda mesmo.

Abaixo outros vídeos dirigidos pelo grupo:




segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tim Leary - [Introdução]

A partir de hoje estaremos iniciando uma série de posts sobre Tim Leary. Isso mesmo, uma série. Porque um cara tão importante e genial quanto este não poderia ficar restrito a poucas linhas. Se você nunca ouviu falar dele, prepare-se para uma viagem lisérgica através de experiências e pensamentos filosóficos sobre os mais importantes fenômenos da psique humana. Se já o conhece, não hesite em contribuir com suas opiniões e curiosidades.


Timothy Leary foi um dos maiores pensadores e expoentes da contracultura do século XX. Conhecido por suas experiências e defesa dos benefícios do uso de LSD, tem influências gigantescas nos campos da psicanálise, da música, da literatura e da ciência. Phd e professor de Harvard(posteriormente expulso da universidade), concorreu ao governo da Califórnia em 1969 contra Ronald Reagan. Com o lema "Come together, join the party", o guru Leary inspirou John Lennon a escrever a música para sua campanha, posteriormente lançada no álbum Abbey Road.



Um diálogo famoso entre Tim e Aldous Huxley, autor de As portas da percepção e Admirável mundo novo, discorre sobre a religião e as drogas:

- Todas essas drogas cerebrais produzidas em massa nos laborátórios provocarão mudanças enormes na sociedade. E isso vai acontecer independentemente de mim ou você. Tudo o que podemos fazer é espalhar a notícia. O maior obstáculo para a evolução, Timothy, é a Bíblia.

- Não me recordo de nenhuma discussão sobre drogas cerebrais na Bíblia.

- Você se esqueceu dos primeiros capítulos de Gênesis? Jeová disse para Adão e Eva : ‘Eu contruí esse refúgio maravilhoso a leste do Éden. Vocês podem fazer o que quiserem, exceto comer do fruto da árvore da Sabedoria’.

- Foi a primeira substância controlada.

- Exatamente. A Bíblia começa com uma lei antidrogas.



Alguns trechos sensacionais de Flashbacks, a autobiografia de Tim Leary:

"Visto que as drogas psicodélicas expõe-nos a níveis diferentes de percepção e experiência, usá-las significa entrar em uma aventura filosófica, obrigando-nos a confrontar a natureza da realidade com os nossos frágeis sistemas subjetivos de crenças. A diferença é a causa do riso, do terror. Nós descobrimos abruptamente que fomos programados todos esses anos, que tudo que aceitamos como sendo realidade é apenas uma construção social."

"Nesses 21 anos, desde o dia em que comi cogumelos em um jardim no México, venho dedicando a maior parte do meu tempo e energia à exploração e à classificação desses circuitos cerebrais e de suas implicações na evolução, no passado e no futuro. Em quatro horas, à beira da piscina em Cuernavaca, aprendi mais sobre a mente, o cérebro e suas estruturas do que nos quinze anos anteriores como psicólogo dedicado.”


Abaixo a primeira parte do vídeo "How to Operate your Brain". As legendas tiram um pouco o foco, mas o que fazer se nem todos, inclusive eu, possuímos fluência em Inglês?



Veja a segunda e terceira parte no youtube.
Parte 2
Parte 3

Em breve a sequência dessa série de posts, com mais informações, curiosidades e, claro, lisergia!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ian Curtis

Prepare o bolo, as velinhas, chame seus amigos, pegue algumas pás e cante parabéns para o aniversariante Ian Curtis, que hoje completaria 53 anos!
Só tenho a dizer que achei esse site muito bacana onde um rapaz fez o trabalho de colocar os links dos álbuns para baixar, então, não perca tempo e baixe essa porra toda lá, meu jovem!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Top 50

É velho, eu sei, mas resolvi postar aí uma lista de 2004 da revista Rolling Stone dos 50 maiores artistas de todos os tempos. Não sou muito adpeto de listinhas como essa, mas é legal pra lembrar de alguns artistas e ver outros que você pode conhecer melhor.
No geral até que a lista não é tão ruim, mas sempre gera controvérsias. Gostei de ver que aparece o grande The Clash, mas senti falta de bandas como Pink Floyd, Sex Pistols e New York Dolls.

No site da Rolling Stone está a lista com links para matérias sobre cada um dos artistas. Vale a pena ler algumas.

1) The Beatles



2) Bob Dylan
3) Elvis Presley
4) The Rolling Stones
5) Chuck Berry
6) Jimi Hendrix
7) James Brown
8) Little Richard
9) Aretha Franklin
10) Ray Charles
11) Bob Marley
12) The Beach Boys
13) Buddy Holly
14) Led Zeppelin
15) Stevie Wonder
16) Sam Cooke
17) Muddy Watters
18) Marvin Gaye
19) The Velvet Underground
20) Bo Diddley
21) Otis Redding
22) U2
23) Bruce Springsteen
24) Jerry Lee Lewis
25) Fats Domino
26) The Ramones
27) Nirvana
28) Prince
29) The Who
30) The Clash
31) Johnny Cash
32) Smokey Robinson
33) The Everly Brothers
34) Neil Young
35) Michael Jackson
36) Madonna
37) Roy Orbison
38) John Lennon
39) David Bowie
40) Simon and Garfunkel
41) The Doors
42) Van Morrison
43) Sly and the Family Stone
44) Public Enemy
45) The Byrds
46) Janis Joplin
47) Patti Smith
48) Run-DMC
49) Elton John
50) The Band

Blitzen Trapper

Pra quem não conhece a banda Blitzen Trapper, assim como eu até hoje, aí vão alguns vídeos da banda. O som folk é bem legalzinho e o vídeo da música Black River Killer é simplesmente genial. Vale o post.