segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tim Leary - [Introdução]

A partir de hoje estaremos iniciando uma série de posts sobre Tim Leary. Isso mesmo, uma série. Porque um cara tão importante e genial quanto este não poderia ficar restrito a poucas linhas. Se você nunca ouviu falar dele, prepare-se para uma viagem lisérgica através de experiências e pensamentos filosóficos sobre os mais importantes fenômenos da psique humana. Se já o conhece, não hesite em contribuir com suas opiniões e curiosidades.


Timothy Leary foi um dos maiores pensadores e expoentes da contracultura do século XX. Conhecido por suas experiências e defesa dos benefícios do uso de LSD, tem influências gigantescas nos campos da psicanálise, da música, da literatura e da ciência. Phd e professor de Harvard(posteriormente expulso da universidade), concorreu ao governo da Califórnia em 1969 contra Ronald Reagan. Com o lema "Come together, join the party", o guru Leary inspirou John Lennon a escrever a música para sua campanha, posteriormente lançada no álbum Abbey Road.



Um diálogo famoso entre Tim e Aldous Huxley, autor de As portas da percepção e Admirável mundo novo, discorre sobre a religião e as drogas:

- Todas essas drogas cerebrais produzidas em massa nos laborátórios provocarão mudanças enormes na sociedade. E isso vai acontecer independentemente de mim ou você. Tudo o que podemos fazer é espalhar a notícia. O maior obstáculo para a evolução, Timothy, é a Bíblia.

- Não me recordo de nenhuma discussão sobre drogas cerebrais na Bíblia.

- Você se esqueceu dos primeiros capítulos de Gênesis? Jeová disse para Adão e Eva : ‘Eu contruí esse refúgio maravilhoso a leste do Éden. Vocês podem fazer o que quiserem, exceto comer do fruto da árvore da Sabedoria’.

- Foi a primeira substância controlada.

- Exatamente. A Bíblia começa com uma lei antidrogas.



Alguns trechos sensacionais de Flashbacks, a autobiografia de Tim Leary:

"Visto que as drogas psicodélicas expõe-nos a níveis diferentes de percepção e experiência, usá-las significa entrar em uma aventura filosófica, obrigando-nos a confrontar a natureza da realidade com os nossos frágeis sistemas subjetivos de crenças. A diferença é a causa do riso, do terror. Nós descobrimos abruptamente que fomos programados todos esses anos, que tudo que aceitamos como sendo realidade é apenas uma construção social."

"Nesses 21 anos, desde o dia em que comi cogumelos em um jardim no México, venho dedicando a maior parte do meu tempo e energia à exploração e à classificação desses circuitos cerebrais e de suas implicações na evolução, no passado e no futuro. Em quatro horas, à beira da piscina em Cuernavaca, aprendi mais sobre a mente, o cérebro e suas estruturas do que nos quinze anos anteriores como psicólogo dedicado.”


Abaixo a primeira parte do vídeo "How to Operate your Brain". As legendas tiram um pouco o foco, mas o que fazer se nem todos, inclusive eu, possuímos fluência em Inglês?



Veja a segunda e terceira parte no youtube.
Parte 2
Parte 3

Em breve a sequência dessa série de posts, com mais informações, curiosidades e, claro, lisergia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário