Tim Leary foi um grande influente na contracultura nos anos 60 e na segunda metade do século passado. Essa influência pode ser vista pela longa lista de músicas que o citam em suas composições. "Brian Wilson, dos Beach Boys, diz que fez sua obra-prima, o disco Pet Sounds, após seguir os conselhos de Timothy Leary; os Beatles admitiam que jamais teriam composto Sergeant Peppers Lonely Hearts Club Band sem terem tido a influência do guru"(matéria de Claudio Tognolli para a revista Galileu).

Outra banda que tem o cara como tema principal um uma música é o Nevermore, com Timothy Leary. "A wise man came across the sea, In search of LSD philosophy, With open heart and open mind, To find the goodness in mankind". As bandas Skinny Puppy e Nine Inch Nails usam um discurso de Leary em suas músicas Left Hand Shake e Fist Fuck, respectivamente.
Trechos aparecem também na música Third Eye da banda Tool e Psychedelic Ice Wind do Dj Peter Kubala .
Let the Sunshine in, do musical Hair menciona seu nome: "Our space songs on a spider web sitar, Life is around you and in you, Answer for Timothy Leary, dearie".
Leary canta a música "Give peace a chance" com John Lennon e Yoko Ono em 1969. Veja no vídeo abaixo, Tim aparece a partir de 2:08''.
Trecho retirado do livro ", A EXPERIÊNCIA PSICODÉLICA - UM MANUAL BASEADO NO LIVRO TIBETANO DOS MORTOS", de Timothy Leary, Ralph Metzner e Rick Alpert (em tradução livre):
"As mais dramáticas visões auditivas ocorrem com música. Assim como todo objeto irradia um padrão de elétrons e pode tornar-se a essência de toda energia, também toda nota musical pode ser sentida como energia nua temendo no espaço, eterna. O movimento das notas, como o bate-rebate dos feixes oscilográficos. Cada uma capturando toda a energia, a cota elétrica do universo. Nada existindo a não ser a nítida e aguda ressonância na membrana do tímpano. Revelações inesquecíveis a respeito da natureza da realidade ocorrem nesse momento."
Se você souber de outras referências e influências de Tim Leary, não hesite em comentar!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário