quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tim Leary [Parte 3] - Obras Publicadas

Veja aqui a primeira e a segunda parte da seção Tim Leary.

Durante sua vida, desde textos sobre psicologia, passando por ensaios sobre o uso e efeito de drogas psicodélicas até livros sobre computação e tecnologia, Tim Leary idealizou e escreveu diversas obras, além de colaborar com muitas outras. Destaquei abaixo algumas das mais importantes:

The Interpersonal Diagnosis of Personality. Leary, Timothy. 1957.
Leary criou nesse livro o termo Interpersonal Reflex (Reflexo Interpessoal), analisando o comportamento face-a-face entre as pessoas, onde descobriu padrões de atitudes típicas nessas interações, caracterizando-as como sendo ações de resposta automáticas e espontâneas às situações interpessoais.
"The reflex manner in which human beings react to others and train others to respond to them in selective ways is, I believe, the most important single aspect of personality. The systematic estimates of a patient's repertoire of interpersonal reflexes is a key factor in functional diagnosis".

The Psychedelic Experience: A Manual Based on the Tibetan Book of the Dead. Leary, Timothy and Metzner, Ralph; Alpert, Richard. 1964.

Juntamente com Metzner e Alpert, Leary faz, nesse livro dedicado à Aldous Huxley, uma relação entre a experiência com drogas psicodélicas (como o LSD-25 e Mescalina) e as experiências esperadas no momento da morte de acordo com o "Livro Tibetano dos Mortos". Todo o processo é tratado ao longo dos capítulos, como A serena luz primária vista no momento da ego-perda, O fluxo flamejante da unidade interior, A influência todo-determinante do pensamento, para citar alguns. Ainda fala sobre o planejamento e dosagens para uma sessão com essas drogas. Você encontra uma tradução livre disponível no blog Enteógenos.

High Priest. Leary, Timothy. 1968.

High Priest é uma descrição de 16 "viagens" de ácido, cada uma delas guiada por algum "High Priest", incluindo-se aí Aldous Huxley, Ram Dass, Ralph Meltzner, Huston Smith, entre outros.
No livro, Leary ainda recomenda 19 bandas da época como Beatles, Byrds, Rolling Stones, Jefferson Airplane, Doors, Monkees, Animals... Aqui você encontra a versão completa do livro em inglês, num relançamento de 1995. É só ler e começar a trip.

Flashbacks. Leary, Timothy. 1983.
Flashbacks é a autobiografia de Tim Leary, onde ele revela situações de sua vida, da sua relação com o governo, com a polícia, suas viagens, idéias nos campos da psicologia e tudo o mais, enfim, uma biografia.

Chaos and Cyber Culture. Leary, Timothy and Michael Horowitz, Vicki Marshall. 1994.
Chaos an Cyber Culture é uma visão futurista que discute fatores como autoridade, pensamento independente, criatividade individual e o crescente uso da informática e outras tecnologias. É chamado de um "manifesto cyberpunk", e descreve a nova era onde as pessoas amam a tecnologia e a usam para revolucionar a comunicação.


Claro que muitos ainda devem ser citados, como Start your Own Religion, The Politics of Ecstasy, Info-Psychology, Design for Dying...

Um cara que fala sobre drogas, psicodelia, psicologia, tecnologia, comunicação, música.
Viu só por que a gente gosta tanto dele e faz uma série de posts?

Em breve mais de Tim Leary, na parte 4. Aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário